domingo, 22 de maio de 2011
"UFO"
A banda UFO, foi formada em 1969, com Phil Mogg (vocal), Pete Way (baixo), Andy Parker (bateria) e Mick Bolton (guitarra). Primeiramente nomeada Hocus Pocus, o grupo teve seu nome mudado para UFO logo depois. Com essa formação lançaram dois álbuns que levaram o nome de “UFO 1” e “Flying”. Apesar desses álbuns não terem obtido um grande sucesso comercial, alguns fãs consideram essa a
melhor fase da banda.
Em 1974, quando já faziam um relativo sucesso na Alemanha e no Japão, Bolton deixou a banda, dando lugar a Larry Wallis, depois a Bernie Marsden, que viria a tocar com o Whitesnake, e logo depois deu lugar, finalmente, ao excelente Michael Schenker, que já havia tocado com o Scorpions.
Com Michael na banda, aconteceu algo bastante incomum, pois Phil foi o fundador e frontman da banda, mas era Michael quem chamava todas as atenções. Mesmo assim, a banda tocou e obteve contatos até que conseguiu um contrato com a Chrysalis, onde gravaram o excelente álbum “Phenomenon”, com os clássicos “Doctor, Doctor” (que chegaria a ser coverizada pelo Iron Maiden) e “Rock Bottom”.
Em 1976 a banda acrescentou à sua formação o tecladista Danny Peyronel, que depois daria lugar a Paul Raymond. Os excelentes álbuns “Lights Out” e “Strangers In The Night” viriam, então, a firmar definitivamente o UFO na historia do hard rock.
Em 1978 Michael saiu da banda, voltando ao Scorpions onde gravou somente três faixas no álbum “Lovedrive” e depois formando o Michael Schenker Group. Paul Raymond foi acompanhar Michael em 1980 e para seu lugar no UFO foi chamado Neil Carter. Nessa época Pete Way formou o bom Waysted, que teve Fast Eddie Clarke (ex-Motörhead) na formação. Para o lugar de Pete foi chamado o ex-The Damned, Paul Gray.
Em 1983 foi anunciado o fim da banda, que ressurgiria dois anos mais tarde com Phil Mogg, Raymond, Gray e os novos integrantes Jim Simpson e Tommy M. Com essa formação gravaram o álbum “Misdemeanor”, que apesar de ser um bom álbum, não foi um sucesso de vendas. E mais uma vez o fim da banda é anunciado.
Em 1991, um novo ressurgimento, com apenas Mogg e Way da formação clássica, acompanhados pelo baterista Clive Edwards e pelo guitarrista Lawrence Archer. A banda lançou, então, o álbum “High Stakes And Dangerous Men”, com algumas referências ao estilo dos álbuns “Phenomenon” e “Lights Out”.
Em meados da década de 90 Michael voltou à banda, mas permaneceu por pouco tempo, voltando a seus projetos solo. A volta não passou de uma tentativa de levantar dinheiro. O grupo chegou a se apresentar novamente com Mogg, Way, Raymond, Wright e Jeff Kollman no lugar de Michael. Jeff havia tocado baixo no Michael Schenker Group. Em 95 Michael Schenker voltaria novamente, gravando o disco “Walk on Water” e dividindo seu tempo entre o UFO, Michael Schenker Group e outros trabalhos solo.
Em 1999 foi lançado um tributo ao UFO no Japão, com bandas como Scorpions, Bruce Dickinson, Megadeth, Metallica, DIO, Anthrax, Anvil, entre outras.
Assinar:
Postagens (Atom)